Pesquisa de Impactos da Pandemia nas empresas de TI

Desde que decretadas as medidas de isolamento social para contenção da Covid-19 muitos setores da economia foram altamente impactados.

No setor produtivo enquanto as indústrias de alimentos e de insumos médicos não pararam de produzir, as indústrias automobilística e têxtil foram mais afetadas. Já o setor de serviços, responsável pela maior parcela do PIB, acumula perdas nos segmentos de transporte, alimentação fora do lar, entretenimento (cinema, teatro e eventos), serviços profissionais, administrativos e complementares, sendo que, os serviços de comunicação e tecnologia da informação foram os menos afetados.

Com o intuito de analisar os impactos da pandemia no segmento de TI, o APL TI Marília (ArranjoProdutivo Local de Tecnologia da Informação de Marília), por meio de sua entidade gestora a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação – Asserti realizou um estudo quantitativo online, com a participação das empresas associadas, que contempla tanto as informações sobre os efeitos da Covid-19 nas organizações quanto as medidas tomadas para minimizar os impactos causados pela crise mundial.

O estudo considerou informações relativas aos meses de abril, maio e junho de 2020 apontando a situação econômica e de mercado de trabalho, evidenciando que apesar dos efeitos negativos trazidos pela pandemia, as empresas do ramo de TI tiveram um aumento de 4,9% nas contratações de novos profissionais.

O Coordenador do APL TI Marília e presidente da Asserti, Elvis Fusco, explica que “vivemos um momento inusitado que nos exige resiliência e estratégia, as empresas precisarão cada vez mais de líderes de TI comprometidos e de profissionais com perfil empreendedor para responder rapidamente aos efeitos da pandemia com soluções inovadoras que fortaleçam os negócios e que preparem as organizações para a retomada de crescimento. O setor de TI exerce um papel fundamental para manutenção dos negócios durante a pandemia, mantendo as empresas próximas aos clientes e garantindo a regular prestação de serviços”.

A transformação digital teve um papel decisivo para que o setor de serviços de TI, mais um vez, possibilitando a criação de medidas criativas para auxiliar as empresas a driblar a crise instaurada nos diversos setores econômicos. As empresas que já tinham se digitalizado largaram na frente, as que estavam em processo de digitalização precisaram acelerá-lo e até os negócios mais tradicionais aderiram à transformação digital, o que resultou no aumento de demanda para as empresas de TI cominando na necessidade de contratação de mais mão de obra para atendê-la.

Entre os aprendizados que podem ser extraídos desse momento de incertezas, estão a importância de automatizar e otimizar processos e de adotar estratégias que permitam a acessibilidade da informação e serviços em qualquer lugar e a qualquer hora. Infelizmente ainda não temos previsão para o fim da pandemia, por isso é importante ter em mãos soluções que permitam a continuidade das operações e ao fluxo de decisões.

A Asserti atua como órgão máximo de governança do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília e região dede 2017, tendo como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico de Marília e região e agindo para resolução de questões que afetem as empresas de TI e atuando em todas as áreas de conhecimento para disponibilizar à suas associadas orientações condizentes com as demandas sociais e econômicas do país.

Para ter acesso a pesquisa acesse o site www.noticias.asserti.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *