APL TI Marília se destaca em projeto do Mercosul no Uruguai

Representantes do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília (APL TI Marília) participaram nesta semana em Montevidéu, no Uruguai, de Projeto de Integração Produtiva do Mercosul com empresários da Argentina, Uruguai e Paraguai.

O cluster de TI de Marília foi escolhido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços juntamente com o APL de São José dos Campos para representar o país no projeto que tem como objetivo a geração de ações de integração produtiva entre empresas de tecnologia dos países do Mercosul e é promovido pelo Governo Espanhol.

Além do coordenador do APL TI Marília, Elvis Fusco, a delegação de Marília foi formada por Giulianna Marega Marques e Leandro Kitamura, das empresas associadas da Asserti, eProdutiva de Marília e eSapiens de Bauru respectivamente.

IMG_20180612_163626.jpg

Delegação do APL TI Marília e representante do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

O APL TI Marília tem a Asserti – Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação, como entidade de governança, tendo sua sede no campus do Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem, e segundo Elvis Fusco, presidente da entidade, a escolha do cluster de TI de Marília demonstra o protagonismo que a região de Marília tem demonstrado no cenário nacional no segmento de Tecnologia da Informação. “O setor de TI já é um dos principais pilares econômicos da região de Marília e o trabalho de associativismo que resulta em ações de cooperação e integração entre as empresas do setor fez com que nosso APL fosse escolhido para representar o país neste importante projeto de internacionalização das empresas do segmento.”

Elvis explica que o evento, além de possibilitar a visibilidade das empresas do APL nos países do Mercosul, garantiu o início de processos de parcerias com clusters de outros países. “Pudemos realizar visita técnica no Parque Tecnológico do Uruguai onde iniciamos tratativas de parceria com os ambientes de inovação de Marília e estabelecemos acordos de cooperação com o cluster de TI de Tucumán na Argentina.”, destaca o coordenador da Asserti.

fotoparque

Presidente da Asserti, Elvis Fusco, em reunião com diretores do Parque Tecnológico de Montevidéu

O evento também permitiu que o cluster de Marília pudesse apresentar para os coordenadores do evento, iniciativa de criação da Rede de Clusters de Tecnologia da Informação do Mercosul. “Fizemos a proposta deste projeto, que tem como objetivo criar uma rede de clusters que apoie e articule, por meio de ações técnicas, políticas institucionais e gerenciais, integração e colaboração entre os clusters dos países do Mercosul, neste sentido, tivemos o apoio de empresários da Argentina e do Uruguai que a partir de agora nos ajudarão de forma colaborativa elaborar o projeto para os coordenadores do Mercosul.”, explica Elvis Fusco.

fotorede

Representantes dos clusters de Marília, Argentina e Uruguai

O APL TI Marília foi reconhecido pelo governo estadual e federal em setembro de 2016 e fez com a cidade fosse a única a possuir o reconhecimento de arranjo produtivo local em todo centro-oeste paulista, estando entre as 3 cidades do estado a ter esse reconhecimento. Ele consiste na reunião dos atores do setor de Tecnologia da Informação tendo a cooperação como maior característica, reconhecido como a nova força econômica do município e lidera em parceria com a Prefeitura de Marília e o Univem, o projeto do Parque Tecnológico que a cidade deve receber em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *