ASSERTI DISPONIBILIZA PLATAFORMA EDUCACIONAL GRATUITA PARA CONEXÃO ENTRE EMPRESAS E PROFISSIONAIS

Em maio/2021 a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação – Asserti, firmou convênio entre o Governo de São Paulo representando o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília – APL TI Marília, para apoio ao desenvolvimento do projeto “Ecossistema Digital de Formação e Atualização Profissional em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo”.

O projeto, finalizado nesse mês de dezembro, consistiu na criação do APL SP Play (WWW.APLSPPLAY.COM.BR), um ambiente de capacitação tecnológica online e gratuito, de âmbito estadual e com o objetivo de preparar, requalificar e especializar profissionais para os diversos setores econômicos dos arranjos produtivos locais do estado de São Paulo.

Por meio da APL SP Play as empresas cadastradas têm acesso a um espaço personalizado na plataforma, podendo disponibilizar conteúdos digitais como cursos, videoaulas, apostilas, e-books, vagas e oportunidades de emprego para atrair os profissionais.

A plataforma também permitirá o cadastro de outros arranjos produtivos locais, que contarão com um ambiente informacional digital que permite que cada um possa ter seu espaço personalizado com áreas específicas para suas empresas associadas que também poderão disponibilizar conteúdos digitais e oportunidades profissionais.

O objetivo do APL SP Play é ampliar a oferta e a aderência de profissionais qualificados e certificados para atuar nas empresas dos Arranjos Produtivos Locais de Tecnologia da Informação do Estado.

A formação de mão de obra não acompanha o aumento de vagas de trabalho, o processo de aceleração da digitalização das empresas e o consequente surgimento de novas vagas tornou-se um desafio para as organizações que procuram e não encontram profissionais capacitados. Muitas empresas estão assumindo a responsabilidade de capacitar seus colaboradores comprometendo o orçamento e o tempo das organizações.

O presidente executivo da Asserti e também coordenador do APL TI Marília, Elvis Fusco, explica que “O setor de TI é um segmento estratégico para investimento e fomento, mantendo sua escala de crescimento mesmo em momentos de crise. A parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretária de Desenvolvimento Econômico, solucionará o problema de falta de mão de obra experimentado por empresas de todos os setores da economia, possibilitando que as organizações produzam conteúdo específico para atrair os profissionais para as áreas que necessitam”.

A Asserti realiza e apoia diversas ações de capacitação para ampliação da oferta de mão de obra para as empresas associadas, a aprovação do projeto pelo Governo do Estado de São Paulo reconhecendo sua amplitude para o desenvolvimento econômico no estado enfatizam a importância de parcerias entre o setor público e o setor privado, por meio de políticas públicas e programas de incentivo aos APLs e aos polos de desenvolvimento.

O Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília – APL TI Marília, que tem a Asserti – Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação como entidade de governança, representa o setor de TI em todo centro-oeste paulista, tendo recebido o reconhecimento de nível máximo de maturidade; nível este, concediro somente à 3 APLs, dentre os mais de 70 APLs do Estado.

Arranjo Produtivo Local ou Cluster Empresarial é um conjunto de agentes de natureza diversa, que participam nas tarefas principais de uma aglomeração produtiva, o que inclui empresas produtoras (de um produto/serviço de um setor específico) e fornecedoras, centros de pesquisa, agentes do governo, instituições do terceiro setor, universidades, entre alguns exemplos), que tenham uma governança e evidenciam relações de cooperação e aprendizado constantes em um determinado território. Esses fenômenos ocorrem em um recorte do espaço geográfico constituído pelo agrupamento de agentes de interesses que consolidam uma identidade coletiva e demonstram a capacidade de promover o desenvolvimento local, estabelecendo parcerias e compromissos para manter e especializar os investimentos de cada um dos agentes no arranjo e seu entorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *