Asserti, MCTI e Softex lançam programa de capacitação profissional gratuita em TI

A Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação – Asserti, em parceria com o Núcleo Softex Campinas e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), lançará no dia 24 de agosto às 9h o programa IT UP Skill Centro-Oeste Paulista.

O programa tem como objetivo promover a capacitação profissional gratuita, tanto em soft skills como em hard skills, para preparar mão de obra especializada em Tecnologia da Informação (TI) em todo o Centro-Oeste Paulista e atender a crescente demanda das empresas de tecnologia por profissionais qualificados.

O mercado brasileiro de TI já contratou somente no primeiro semestre de 2021 mais profissionais do que em todo ano de 2020, porém, a formação de profissionais não acompanha o número de vagas demandadas pelas empresas.

Como consequência da aceleração da transformação digital dos diversos setores econômicos, a concorrência pelos profissionais de TI está acirrada, incluindo, além das empresas do setor, as empresas de comércio e varejo, a indústria, a saúde, o agronegócio entre outros. 

A Asserti realiza e apoia diversas ações de ampliação da oferta de mão de obra para as empresas associadas, o presidente da associação Elvis Fusco explica que “a quantidade de vagas em TI é muito maior do que o número de profissionais qualificados e em processo de formação, é preciso equilibrar esses números para resolver o problema de déficit de mão de obra que as empresas já veem sofrendo”.

A Asserti, como maior entidade de representação do setor de TI no interior de São Paulo e entidade de governança do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília (APL TI Marília), tem realizado inúmeras ações e parcerias para aumentar as oportunidades de formação e de qualificação profissional, os gestores da entidade acreditam que a única maneira de solucionar o problema do apagão de mão de obra é fomentando a capacitação e atualização profissional.

O IT UP SKILL CENTRO-OESTE PAULISTA é parte de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com coordenação da Softex nacional, com a participação de várias outras instituições de ciência e tecnologia do país.

As capacitações digitais do programa IT UP SKILL CENTRO-OESTE PAULISTA serão realizadas por meio de cursos e trilhas de formação profissional além de outros conteúdos gratuitos tanto para quem pretende ingressar no mercado de trabalho da área de TI como para profissionais interessados em especializações.

A meta do projeto é promover treinamento para até 2.000 alunos da região nos primeiros seis meses, tendo o objetivo de suprir a forte demanda de profissionais especializados nesse setor.

O evento online de lançamento do programa contará com a presença de representantes de autoridades e universidades da região e será transmitido pelo canal da Asserti no Youtube.

As inscrições para participar do lançamento do programa podem ser feitas pelo site da entidade: www.asserti.org.br.

Informações no site https://workover.com.br/upskill-marilia, pelo telefone (14) 3433-9888 ou pelo e-mail assertimarilia@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *