Asserti estabelece parceira na área de Big Data

O mercado de Tecnologia da Informação vivencia uma alta na procura por profissionais da área, em 2020, mesmo com o mundo enfrentando a pandemia da Covid-19 e com o Brasil apresentando uma queda de 4,1% no PIB, o segmento de TI cresceu 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Espera-se que até 2024 o país chegue a um patamar de 420 mil vagas abertas no setor de TI. Seguindo em um sentido oposto, o país tem formado 46 mil pessoas dessa área por ano, 65% menos do que deveria formar para atender às 70 mil vagas demandadas anualmente pelo mercado.

O profissional de TI hoje encontra oportunidades de trabalho em todos os setores da economia, tanto no setor privado quanto no público, incluindo as empresas de telecom, a indústria, o comércio e varejo, a saúde, o setor financeiro, de agronegócio, entre outros. Ou seja, a concorrência por esses profissionais deixou de ser apenas entre as empresas de tecnologia, uma vez que com a era digital, toda empresa precisou se transformar e adotar o digital em suas práticas, processos e principalmente no coração do negócio.

Neste contexto, a Asserti – Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação tem apoiado uma série de ações que ampliam a oferta de mão de obra para as empresas associadas. Neste sentido, na última reunião de associados da entidade, o coordenador do curso superior de Tecnologia em Big Data para o Agronegócio da Fatec Shunji Nishimura de Pompeia, Prof. Dr. Luis Hilário Tobler Garcia, esteve presente para oficializar parceria com a Asserti.

No evento o coordenador apresentou a o conteúdo programático do curso, as competências desenvolvidas e as áreas de atuação nos profissionais formados em Big Data. “Além de atuar na área do agronegócio, nossos alunos atuam em empresas de Tecnologia da Informação, na indústria e serviços e na área de médica, desenvolvendo ferramentas e plataformas tecnológicas que transformam dados em importantes ativos de informação que criam oportunidades e diferenciais competitivos para as organizações”, destaca o Prof. Luis Hilário.

O presidente da Asserti, Elvis Fusco, explica a importância da parceria para as associadas: “O profissional de TI precisa apresentar habilidades específicas para atender o elevado nível de exigência das empresas, os cursos superiores de curta duração como os tecnólogos podem oferecer o profissional que o mercado precisa para as demandas atuais. Essa parceria tem como objetivo aproximar as empresas de TI da região com os ótimos profissionais formados pela Fatec de Pompeia possibilitando a identificação de talentos para ocupar vagas nas áreas de Big Data, analytics, ciência de dados, desenvolvimento de software, business intelligence, entre outras”, explica Elvis Fusco.

A Asserti, como maior entidade de representação do setor de TI no interior de São Paulo e entidade de governança do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília (APL TI Marília), tem realizado inúmeras ações e parcerias para aumentar as oportunidades de formação e de qualificação profissional, os gestores da entidade acreditam que a única maneira de solucionar o problema do apagão de mão de obra é fomentando a capacitação e atualização profissional.

O Prof. Luis Hilário lembra que os interessados em ingressar no curso de Tecnólogo em Big Data no Agronegócio podem se inscrever no processo seletivo sem prova, apenas por análise do histórico escolar, no site www.vestibularfatec.com.br até às 15h do dia 7 de junho de 2021. Além do Big Data, a Fatec Pompeia também oferece vagas para o curso de Tecnólogo em Mecanização em Agricultura de Precisão. As graduações são gratuitas e têm duração de três anos. Mais informações pelos telefones (14) 3452-1294 – 3452-1482.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *