APL TI Marília participa de Projeto Mercosul apoiado pelo Governo da Espanha

O APL TI Marília (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília), cluster produtivo da área de TI que tem sua governança exercida pela Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), está entre os APLs selecionados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços para participar de Projeto do Mercosul apoiado pelo Governo da Espanha.

O Mercosul, organização internacional constituída pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai tendo como associados o Chile e a Bolívia, visa com este projeto  acelerar o processo de integração produtiva, identificando e promovendo as possibilidades de complementaridade das economias dos países do bloco.

O Presidente Executivo da Asserti e coordenador do APL TI Marília, Prof. Dr. Elvis Fusco, esclarece que “foram selecionadas 8 empresas do segmento de TI para participar do projeto representando o Brasil, dessas, além do APL TI Marília, duas empresas associadas à Asserti foram selecionadas para integrar o projeto”, resaltando que “é fundamental a adoção de políticas de internacionalização para as empresas do segmento, o programa criado pelo Mercosul fortalecerá efetivamente o empreendedorismo entre os países do bloco dinamizando as forças propulsoras locais do desenvolvimento das empresas participantes”.

Nesta sexta-feira (11) a Asserti, representada pelo seu presidente e pesquisadores dos países ligados ao Mercosul participaram de vídeo conferência em São Paulo, que a partir de agora iniciam o treinamento online com as 12 empresas participantes da iniciativa, sendo 8 na área de TI e 4 em calçados.

O presidente da Asserti, órgão de governança do APL TI Marília, explicou que “no treinamento que se iniciará, os participantes aprenderão conceitos de interação empresarial e o que preveem os acordos e as leis que regem o Mercosul. As empresas saberão como oferecer serviços nos países membros e poderão firmar parcerias. Nos dias 11, 12 e 13 de junho teremos um encontro em Montevidéu no Uruguai onde as empresas participantes poderão se articular, interagir e gerar negócios. Este encontro de negócios facilitará a exportação de tecnologia e serviços das empresas associadas à Asserti”.

A cidade de Marília está entre as 3 cidades do estado a terem o reconhecimento do Governo Estadual e Federal de um APL no segmento de Tecnologia da Informação. O APL TI Marília foi reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo em 2016 e consiste na reunião dos atores do setor de Tecnologia da Informação, que é conhecida como a nova força econômica do município. O Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília, representado pela Asserti, em parceria com o Univem e a Prefeitura de Marília, tem trabalhado para que a cidade brevemente tenha seu Parque Tecnológico, consolidando ainda mais a vocação da cidade para as áreas da tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *