Presidente da Asserti abre evento sobre serviços entre Brasil e China

FHM_5922.jpg

Aconteceu no dia 24 de outubro em São Paulo, o seminário “Brasil-China sobre Comércio em Serviço”, uma das primeiras iniciativas para a cooperação bilateral de serviços do Brasil com a China. O evento estava previsto no Plano de Ação Bilateral, assinado em agosto deste ano entre Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério do Comércio da República Popular da China (MOFCOM), visando implementar o Memorando de Entendimentos (MoU) no setor de Serviços entre os dois países. O acordo vai incentivar o comércio exterior e os investimentos bilaterais em Serviços, além de promover o intercâmbio de informações sobre melhores práticas no setor para fomentar serviços de maior qualidade, competitividade e eficiência.

O evento foi aberto pelo presidente da Asserti – Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação, Elvis Fusco e reuniu diversos representantes dos setores expressos no MoU, como TI, games, audiovisuais, engenharia consultiva e arquitetura e turismo, o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, reforçou a importância dessa ação inicial para aproximar o setor produtivo dos dois países e ampliar as oportunidades de negócios no setor de serviços. “Este evento foi pensado para contribuir com o fortalecimento das relações bilaterais em serviços entre os dois países e por isso traz um panorama dos mercados chinês e brasileiro e as oportunidades para o comércio bilateral de serviços, além de desafios enfrentados por ambos os países no comércio bilateral”, reforçou o secretário.

O evento foi realizado numa parceria entre a Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, a Confederação Nacional de Serviços (CNS) e a APEX Brasil. Durante o evento, o presidente da CNS, Luigi Nesi, presenteou os participantes do evento com uma sandália personalizada com imagens do Brasil e da China e sugeriu um slogan para a implementação do MoU: “Caminhando juntos para fortalecer as relações de serviços “.

No contexto da implementação do MoU, a importância da relação bilateral em serviços foi destacada pelo Ministério do Comércio da China, MOFCOM, ao convidar o Brasil para ser pais de destaque na CIFTIS – China International Fair of Trade in Services, que será realizada em maio de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *