CITec-Marília atrai fundo de investimento de 3,3 milhões para startups

Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) está realizando parceria com o Sevna Seed, aceleradora de startups responsável por despertar, lapidar e consolidar empreendedores e negócios inovadores.

A parceria será realizada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília, entidade gestora do CITec-Marília e do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), e tem o objetivo de aproximar investidores e startups de Marília de programas de aceleração cujo fundo de investimento em 2017 será de R$ 3,3 milhões disponíveis para empreendedores de Marília e região.

Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília

Segundo João Paulo Geroldo, CEO do Sevna, o termo “startup” geralmente é associado ao ato de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento. A startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável. Na prática são pessoas trabalhando com uma ideia diferente que pode gerar soluções para a sociedade e atender as necessidades de potenciais consumidores.

“Há empresas inovadoras em todos os setores, mas as startups de base tecnológica são mais frequentes, pois muitos perceberam que a maior riqueza do homem é a sua criatividade, que nos permite não precisar de recursos físicos para gerar valor econômico, mas sim de uma boa ideia, técnica e muita vontade.”, explica Geroldo.

No Brasil existem diversos investidores e grupos de investimento especializados em startups, mas somente as empresas bem preparadas e estruturadas possuem reais condições de receberem investimentos. A aceleradora atua nesse meio-campo entre investidores e empreendedores.

Segundo Geroldo, tanto investidores quanto empreendedores de startups da região de Marília poderão a partir de agora estar inseridos nas edições de investimento e aceleração. “Nesta edição de 2017, serão investidos R$ 3,3 milhões em 16 startups num programa de 18 meses, as startups de Marília e região já poderão, a partir da efetivação desta parceria, participar deste programa de aceleração”, conclui o CEO do Sevna.

O reitor do Univem, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, ressalta a importância desta parceria no fortalecimento dos empreendimentos de base tecnológica de Marília e destaca o papel do CITec-Marília e do CIEM, ambientes de inovação credenciados ao Governo de São Paulo e mantidos pelo Univem, no fomento e apoio às startups. “Na vanguarda da educação superior orientada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, o Univem, mais uma vez, contribui para o desenvolvimento econômico e científico de Marília e região por meio de ações em seus ambientes de inovação”, destaca o reitor.

O gestor do Ciem, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira explica que as metodologias e a criatividade do modelo de aceleração auxiliam a moldar uma cultura de inovação dentro das empresas resolvendo problemas específicos das corporações com baixo custo e muita efetividade.

O Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador do CITec-Marília, informa que a efetivação da parceria será realizada no dia 06 de maio às 9h em evento sobre aceleração e crowdfunding no auditório do Ciesp de Marília. “Neste evento além de apresentarmos a parceria com o Sevna, anunciaremos a segunda edição de seu programa de aceleração, chamado Sevna 2.0, o programa irá acelerar entre 16 a 24 startups, em três ciclos, ao longo de 18 meses”, explica o coordenador do CITec-Marília.

“Além do evento do dia 06 para lançamento do convênio com a aceleradora, no dia 05 de maio às 19h30 haverá uma palestra sobre o programa de aceleração Sevna 2.0 para empreendedores e startups no Auditório Shunji Nishimura no Univem, a participação é gratuita”, conclui Elvis Fusco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *